domingo, maio 24, 2015

Apontamentos

Apontamentos avulsos e breves só para não perder o pensamento:

1. Uma fala de dez minutos de um professor genial é capaz de fazer mais pela orientação intelectual de uma pessoa que uma vaga formação de anos e anos. Um professor que apresente uma possibilidade de ensino libertária, descentralizada das categorias ocidentais de relações capitalistas entre tempo e trabalho, que respeite a diversidade de culturas e que seja coerente em suas escolhas e em sua vida com sua proposta de aula é um modelo insuperável.

2. Já esqueceram algumas coisas aqui em casa:
um chapéu, um casaco, chaves e óculos embaixo do pacote de salgadinho.
Não sei se foi de propósito, pequenos pretextos para um retorno. Não sei se foram apenas coincidências ou vezes em que as pessoas estiveram tão à vontade que perderam a preocupação com seus pertences. 

3. O delírio da febre e o sono acumulado da semana. 
Expurguei os males no suor, nos calafrios e tremores, lavando-os nos banhos para baixar a febre. É preciso, sim, tempo e ritmo do corpo - do contrário, ele impõe suas necessidades e nos faz parar, nos faz arranjar o tempo para o descanso das piores formas possíveis. E ainda tem o cheiro da doença, o cheiro da febre e dos remédios na pele, no suor e na urina. É preciso lavar tudo - corpo, roupas, toalhas e lençóis - para desintoxicar da doença e desobstruir a cura.