quarta-feira, setembro 11, 2013

De novo, Frances Ha

Você pode ter tido más experiências neste âmbito em especial na sua vida, desde pequena. Acredite, não só você. Eu também. Todas nós, talvez. Mas sério mesmo que você acha uma boa pensar que as mulheres ao seu redor estão competindo com você, quando poderiam - caso se baixe a guarda - compartilhar de tanta coisa legal?
As pessoas estão empenhadas em encontrar o amor da vida, alguém pra preencher os domingos, as camas, pra dar segurança e estabilidade e filhos e blablabla mas não percebem a felicidade que as várias pessoas da nossa vida proporcionam. Em cada momento é possível ter amigos cujos olhos se procurem nos extremos de uma sala, não por possessividade ou tensão sexual, dizia Frances. É só porque é um gostar genuíno, que não exclui outros gostares e quereres. 
Toda vez que alguém diz que não acredita em amizade feminina eu sofro um pouquinho, porque em muitos casos, é só o que tenho a oferecer. Suas (minhas, nossas) más experiências nada têm a ver com o fato de terem sido mulheres a te/me/nos decepcionar - foram pessoas, em alguma medida influenciadas por criações e estereótipos de gênero que levam a crer que mulheres não teriam amizades sinceras e simples como os homens.
Sobretudo, além de sofrer um pouquinho, eu tenho muita pena. Acreditar nessa bobagem é perder uma força incrível.