domingo, abril 26, 2015

Silêncio e pausa

Sabedoria pode ser calar.
Calar-se sendo injustiçado é difícil, mas lidar com pessoas desonestas sempre implica riscos que não imaginamos - não temo o erro, mas a mentira e a capacidade de agir de formas vis imprevisíveis. Retirar-se do convívio e suprimir qualquer forma de comunicação ainda se apresenta como a melhor coisa a fazer, porque não faço justiça nem modifico a mente de uma pessoa má intencionada com minhas palavras. Primeiro pensei: "não é questão de dinheiro", mas é sim questão de dinheiro, na medida que ele simboliza meu trabalho e que o devido pagamento virá para finalizar as relações conflituosas. 

Às vezes os tempos se tornam difíceis e eu só queria manter o coração em paz, sem sobressaltos. Não sou desse - nem para esse - mundo que me desgasta em necessidade de dinheiro e em ter de me submeter a situações que me maltratam. Não sou do mundo de tirar vantagem, do lucro e do dinheiro excedente. Eu preciso de dinheiro para viver, não quero precisar de dinheiro para ser feliz. Eu só queria sentir meu coração em paz de novo.