quarta-feira, setembro 26, 2012

Eu fiquei olhando a foto

Eu abri a página sem intenção, de repente estava você lá. Eu fiquei olhando a foto e pensando se troquei seis por meia dúzia. Eu fiquei olhando suas fotos e esqueci da prova, do paradoxo do conhecimento no Mênon, do frio, do estômago, da transposição do paradoxo do conhecimento para a educação na necessidade da práxis; quando dei por mim, só percebi a urgência de viver o novo. Nossos dias não vão voltar. Nossos amigos se mudaram, têm outros amores, outros países; nos falamos ainda, mas não há mais os almoços e as cervejas nos fins de semana, as discussões que me davam ora sono, ora entusiasmo. Éramos um bom grupo sem ser um grupo, com esse título; passou-se um ano de aventuras, passou-se um ano voando, nas asas de um pássaro, um ano leve, bonito, que nos mostrou o mundo e o que havia para além daquele apartamento.
Conhecemos pessoas fantásticas nesse meio tempo, ou mesmo o tempo todo, pois de fato merecemos. Você parece mais velho e mais centrado, curtindo e descobrindo coisas sobre as quais não se faz propaganda. Entendo um pouco através do que me explicam. Te explico também: é que conheci alguém tão legal como há tempos não acontecia. Eu percebi minha mudança quando meus movimentos deixaram de ser mecânicos e encontraram ritmo e sintonia, quando tudo aquilo que a gente não viveu porque não teve tempo, tudo aquilo que teríamos vivido, tem se tornado real, sem cobranças, sem expectativas. É só o correr da vida, que nos separa pra nos trazer pessoas diferentes. Acredita que tenho aprendido a dividir meus domingos e meu colchão no nascer do sol? Com dificuldades internas, é claro, mas ando mais flexível; depois de algumas cabeçadas, mas é que tenho uma certeza meio forte do que quero - e mais ainda do que não quero - que, de algum modo, isto atrai hora ou outra o que deve ser. Pra falar a verdade, disto eu nunca tive dúvida: uma certeza meio cega em mim mesmo, no meu caminho, sempre me guiou. É como ouvir música antiga e boa e sentir aquele bem-estar de algo com o qual sempre se esteve.